WOZEN
25.jpg

MAIO - AGO 19 | Afaina de Jong & Innavision

Space of Other is a spatial installation by architect Afaina de Jong and artist Innavision (NL) that explores the relation between space and identity in the context of the gentrifying city. The installation mediates between the public spaces of the city, its interior spaces and its residents by being very much ‘Other’ in its perception

SPACE-OF-OTHER-POSTER-.jpg
SPACE OF OTHER POSTER SUMMER_eng.png

MAIO - AGO 18 | Afaina de Jong & Innavision

Space of Other é uma instalação espacial da arquiteta Afaina de Jong e do artista Innavision que explora a relação entre espaço e identidade no contexto de uma cidade durante o processo de gentrificação. A instalação medeia entre os espaços públicos da cidade, seus espaços interiores e seus residentes na posição do “Outro” na sua percepção.

Espaços como identidades são construídos. E mesmo que os espaços possam parecer neutros ou dados, nossos movimentos, atividades e vida são sempre ditados pela forma como o espaço é produzido. O mesmo é verdade para identidade. As identidades são construídas e nem sempre por nós mesmos. Neste momento da história, estamos mais uma vez reconsiderando as noções de identidade, enquanto as mesmas cidades estão se tornando cada vez mais universais e genéricas. A gentrificação está deslocando os moradores que, com o passar do tempo, criaram culturas locais, causando a perda de identidade, comunidade, espaço público e o surgimento da cafeteria universal moderna que atende aos jovens, ricos e altamente qualificados.

Spaces of Other visa encontrar respostas para a questão de como definir identidade dentro do ambiente dinâmico da cidade; Uma questão vital no mundo pós-colonial em que vivemos. Lisboa, como Amsterdã, é uma cidade européia sob pressão da rápida gentrificação e turismo de massa, enquanto concorre a negócios internacionais. E o mais importante, é também uma antiga capital do império colonial com uma demografia multicultural altamente dinâmica. À medida que os antigos impérios se desvaneceram, deixaram a influência de séculos de subjugação nas ruas, na arquitetura e nas mentes de cidades multiculturais e seus habitantes. Este diálogo sobre identidade e cultura se desenrola em espaços urbanos e espaços interiores, igualmente em camadas pela história e pela memória cultural.

>> Durante o verão, o Space of Other sediará apresentações, conversas e dinâmicas do cotidiano que ocorrerão dentro da instalação na Wozen e convidará agentes locais de mudança, criativos e pensadores para explorar ainda mais como a identidade e a vida na cidade estão conectadas. Para ficar atento às atualizações, siga @spaceofother no Instagram. Todas as atividades serão anunciadas um dia antes e poderão ser assistidas ao vivo ou via Instagram Live e InstagramTV em @spaceofother.