WOZEN

blog

A Educação pela Arte e para a Arte

Dez.2017

Wozen | Reflections 

Educados pela Arte – todos os seres humanos devem ser. Pois que outro componente melhor e mais propício a fazer florescer a divindade interior do indivíduo, senão o de colocá-lo desde cedo sob o que realmente inspira sua alma? Toda criança pode crescer sob o signo do equilíbrio se ao lado do pão, da ideia, da experiência e do brinquedo, lhe derdes o alimento que o conecta com sua essência. Se ela própria puder dar seus primeiros ensaios de criação livre e espontânea, percebendo e intuindo diretamente a sua infinita capacidade de criar e produzir. Sem a imposição de modelos e padrões, permitindo que, pela experimentação, encontre sua própria expressão.

É imprescindível que lhes proporcionemos o acesso ao que a cultura humana já compôs através do infinito cosmos da composição artística conhecida, permitindo que bebam nas fontes mais puras da criação humana.  Que as crianças possam exercitar sua sensibilidade através dos sentimentos singelos de inspiração. E se assim, no futuro, não forem todos humanos literalmente artistas, os teremos moralmente mais empáticos e criativos, capazes de colocar seus talentos a serviço do avanço sustentável de toda comunidade ao seu redor.

A arte bem compreendida é um poderoso meio de elevação e de renovação. É a fonte dos mais puros prazeres da alma; ela embeleza a vida, sustenta e consola na provação e é a mola propulsora para expansão de nossa consciência. Quando a arte é sustentada, inspirada por uma vontade sincera, por um nobre ideal, é sempre uma fonte fecunda de instrução, um meio incomparável de civilização e de aperfeiçoamento.

Por mais dolorosas sejam as lutas que se travam na Terra, mesmo quando os homens se entredevoram em guerras armadas e econômicas, ainda que o ódio e a intolerância assombrem algumas das inúmeras regiões enormes do planeta, sempre haverá dentro do ser humano uma luz de expectativa, de equilíbrio, de paz e liberdade.

O nosso objetivo é criar, à partir de manifestações artísticas, uma consciência coletiva livre, igualitária e focada na disseminação de modos de vida mais harmoniosos e sustentáveis em relação à natureza e nossa própria sociedade.

cura-dor

IMG_1862.JPG
wozen Comment